Perigo: Vulcão que pode gerar tsunami no Brasil entra em alerta de erupção

0
95

Localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, o vulcão Cumbre Vieja,  entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região — e o Brasil pode ser afetado caso haja uma explosão.

Adormecido há décadas, o vulcão deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, disse que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima,” disse o especialista.

Autoridades na ilha canária espanhola de La Palma alertaram que um aumento repentino na atividade sísmica pode anunciar uma erupção vulcânica nos próximos dias ou semanas.

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores em um chamado “enxame de terremotos” no parque nacional Cumbre Vieja, ao redor do vulcão Teneguia, no extremo sul da ilha.

Conforme os terremotos se intensificaram e se aproximaram da superfície, o governo regional das Ilhas Canárias colocou a ilha em um alerta amarelo para uma erupção, o segundo de um sistema de alerta de quatro níveis.

“Terremotos mais intensos são esperados nos próximos dias”, disse a agência em um comunicado.

Mais de 11 milhões de metros cúbicos (388 milhões de pés cúbicos) de magma penetraram no Cumbre Vieja nos últimos dias, aumentando o pico em cerca de 6 centímetros, disse o Instituto Vulcânico das Canárias na quinta-feira.

Erguendo-se abruptamente do Atlântico a cerca de 100 quilômetros a oeste do sul do Marrocos, as Ilhas Canárias são o lar dos vulcões mais ativos e mais conhecidos da Espanha, incluindo o Teide em Tenerife e o Timanfaya em Lanzarote.

Via:TerraBrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Comenta ai
Seu nome aqui