Primeiro indígena da PB vacinado contra a Covid-19 é de Marcação, e metade da população deve ser vacinada.

0
246

O primeiro indígena da Paraíba a tomar a dose contra a covid-19 é da cidade de Marcação, no litoral norte paraibano. Genildo Avelar, de 44 anos, é potiguara da Aldeia Carneira, e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético.

Genildo foi vacinado pela enfermeira Keila Campos, que trabalha no Núcleo de Imunização da Paraíba há 23 anos. A aplicação do imunizante aconteceu na manhã da terça-feira (19) durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa. 

A vacinação vai acontecer em etapas e, a partir do aumento da quantidade de doses recebidas, amplia também os públicos que vão ter acesso. A Secretaria de Estado da Saúde orientam que os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra Covid-19 sejam priorizados. Os municípios devem orientar seus trabalhadores sobre o calendário e local de vacinação.

Confira quantas pessoas de cada município da PB vão ser vacinadas com o primeiro lote

Em Marcação, A vacinação começa quarta-feira (20), com os profissionais de saúde da cidade e além de metade da população que deve ser vacinada nesta primeira etapa da campanha contra a Covid-19 na Paraíba. Isso acontece pois a maior parte das vacinas destinadas ao município no primeiro lote vai ser para índios da Terra Indígena Potiguara, que compõem quase 50% da população. 

Conforme Roberto Ortiz, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, apesar da vacina de Genildo, a vacinação da população indígena da Paraíba vai começar efetivamente na segunda-feira (25), a partir das 10h.

De acordo com a secretária de saúde da cidade de Marcação, Edfrânia Santos, 4.057 vacinas serão entregues na cidade, neste primeiro lote. Do total, 4.000 destinadas aos indígenas e 57 para profissionais de saúde da linha de frente contra o novo coronavírus.

Veja vídeo:

https://platform.twitter.com/embed/index.html?creatorScreenName=https%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fpbvale1&dnt=true&embedId=twitter-widget-0&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1351498472021753862&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fpbvale.com.br%2Fvale-do-mamanguape%2Fprimeiro-indigena-da-pb-vacinado-contra-a-covid-19-e-de-marcacao-veja-video%2F&theme=light&widgetsVersion=ed20a2b%3A1601588405575&width=550px

DEIXE UMA RESPOSTA

Comenta ai
Seu nome aqui