Câmeras registram meteoro ‘bola de fogo’ no céu de João Pessoa

0
184

Um meteoro tipo “bola de fogo” foi visto no céu de João Pessoa, na madrugada desta última quarta-feira (12), por câmeras de alta definição. A análise das imagens permitiu calcular a trajetória do meteoro na atmosfera antes do encontro com a terra. Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, ele surgiu a 92,6 km de altitude sobre o município de Serra da Raiz, no Agreste da Paraíba, e seguiu na direção leste, a uma velocidade de 27,5 km/s (99 mil km/h) até desaparecer a 56,2 km de altitude, próximo à costa da Baía da Traição, no Litoral Norte.

O meteoro é o fenômeno luminoso provocado pela passagem de um fragmento de rocha espacial em altíssima velocidade pela atmosfera. No caso desse meteoro, o fragmento de rocha é originário do cinturão principal de asteroides, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Esses fragmentos podem ser restos do processo de formação do sistema solar, mas na maioria das vezes são ejetados de asteroides após impactos com outros asteroides. Ele ficou vagando pelo Sistema Solar por milhares ou milhões de anos, até encontrar a Terra.

Uma bola de fogo é vista no céu de João Pessoa, na última quarta-feira (12)

Via: G1 Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Comenta ai
Seu nome aqui