Polícia Militar e profissionais de saúde atuam na conscientização da população indígena de 32 aldeias para prevenir casos do novo coronavírus

0
428

A Polícia Militar da Paraíba deu início nesta quinta-feira (2) a um trabalho voltado para a conscientização da população indígena que vive nas 32 aldeias do Litoral Norte do Estado, com o objetivo de prevenir a proliferação do novo coronavírus entre os índios paraibanos. De forma integrada com membros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Secretarias de Saúde dos municípios, os policiais chegam até a usar um carro de som para alertar sobre as medidas que o momento exige, repassando todas orientações das autoridades públicas de saúde do país e do mundo.

“Temos uma relação muito próxima com a população indígena e isso facilita esse trabalho de conscientização. Estamos advertindo a todos sobre precauções que devem ser tomadas em relação à prevenção contra o novo coronavírus, reafirmando a impossibilidade de haver qualquer tipo de aglomeração no interior das aldeias e conclamando os índios das 32 aldeias a fazer parte conosco da luta contra a COVID-19, para podermos passar por tudo isso juntos e com saúde”, explicou o comandante da 2ª Companhia Independente, major Alberto Filho.

Ele disse que as ações foram planejadas desde a semana passada, mas a preocupação com a população indígena cresceu depois que observou as notícias nacionais das últimas horas. “O mês de abril é comemorado o Dia do Índio, no dia 19, como todos sabem. Mas abril começou com a notícia do primeiro caso do novo coronavírus entre índios brasileiros, que foi na cidade de Santo Antônio do Içá, no Estado do Amazonas. O próprio Ministro da Saúde demonstrou preocupação da doença se espalhar entre os povos indígenas e estamos aqui dando continuidade ao trabalho de proteção dessa população, sendo que no momento com orientações fundamentais para prevenir casos entre índios aqui da Paraíba”, completou.

Serão de quatro a seis aldeias percorridas por dia com esse trabalho de orientação. Paralelo a isso, os policiais da 2ª Companhia Independente da PM continuarão fiscalizando o cumprimento do Decreto Estadual nº 40.122, de 13 de março de 2020, que estabeleceu medidas de prevenção de contágio pelo COVID-19 na Paraíba.

Via: PB Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Comenta ai
Seu nome aqui