Comissão Intergestores: “UPA vai atender Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição”

0
291

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Tinto estiveram reunidos com a Comissão Intergestores Regional – (CIR), formada por Secretários de Saúde dos municípios do Vale e seus respectivos técnicos, para deliberarem, entre várias pautas, o modelo de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada em Rio Tinto. A reunião aconteceu na quarta-feira (17), na Escola Técnica Rosa Mística, em Mamanguape.

A Comissão Intergestores atualizou as informações acerca do Plano Regional Integrado (PRI), em que as regiões de Saúde e Estado formam conjuntamente metas para desenvolver e evoluir o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito estadual e visualizado para as três macrorregiões.

A CIR teve como decisão norteadora para o modelo de funcionamento da (UPA), o Decreto nº 9.380, de 22 de maio de 2018, que trata da readequação da rede física do Sistema Único de Saúde, oriundo de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, e o próprio Ministério da Saúde, através do governo atual e do anterior, que já reconheciam e reconhecem, atualmente, a estratégia como onerosa.

Com base nessas informações foi aprovado por unanimidade que a Unidade, atenda em caráter regional o município de Rio Tinto, e conjuntamente, os municípios vizinhos de Marcação e Baía da Traição.

Reunião da (CIR) aconteceu na quarta-feira (17), na Escola Técnica Rosa Mística, em Mamanguape.

A Coordenadora Geral em Saúde de Rio Tinto – Cristina Targino e a Coordenadora de Atenção Básica – Ângela Sátiro, explicaram que a reunião consiste em trazer informações em tempo acerca da reorganização dos processos macrogerenciais de saúde, novas portarias, direcionamentos do Ministério da Saúde, informes da Gerência Regional de Saúde e apoio do Cosems/PB (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

A (CIR) é composta por onze municípios do Vale do Mamanguape. Com base na deliberação da comissão o município de Rio Tinto, pode a partir de agora, equipar a Unidade de Pronto Atendimento – e organizar os processos de trabalho para inicio imediato.

Prefeito Fernando Naia e equipe de engenharia da Prefeitura fez visita ao prédio da nova UPA de Rio Tinto.

O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, não adiantou a data para a inauguração da UPA, mas informou que serão feitos nos próximos dias um novo investimento no valor de R$ 250 mil reais para aquisição de materias e equipamentos de trabalho para a unidade.

“Temos a certeza que a abertura da UPA irá melhorar significativamente a qualidade no atendimento em saúde para a nossa população. Essa tem sido sempre, uma exigência nossa junto a Secretaria de Saúde. Não posso precisar agora a data de inauguração, porque iremos abrir o processo licitatório para a aquisição de novos equipamentos. Mas em breve estaremos anunciando”, informou o prefeito.

Via: Blog do Chico Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Comenta ai
Seu nome aqui